Como se tornar um Great Place to Work: o uso dos processos, projetos e branding como diferenciais competitivos para a Gestão de Talentos

gre

A construção do RH estratégico é atualmente um dos temas mais críticos na agenda dos executivos, já sendo apontado por diversos estudos como o principal desafio de gestão das organizações nos dias atuais. Tradicionalmente, muitas organizações atribuem a responsabilidade pela Gestão de Talentos à área de Recursos Humanos, entretanto para muitos executivos essa função ainda é percebida como uma área lenta e reativa, pouco afeita à linguagem de negócios.

Sendo assim, uma forma de “negocializar” o RH e fortalecê-lo para apoiar a estratégia de negócios é utilizar a Gestão por Processos como um diferencial competitivo na Gestão de Talentos. Os processos, por “cortarem horizontalmente” a organização, retiram da função RH toda a responsabilidade pela gestão de talentos, envolvendo outras funções sempre que cabível. Dessa forma, a Alta Direção, os gestores das áreas operacionais e áreas de apoio como Comunicação e Jurídico, por exemplo, participam ativamente do processo e, consequentemente, de suas decisões.

pro

Exemplo de processo em uma gestão

Um modelo de Gestão por Processos efetivo deve garantir o alinhamento dos objetivos estratégicos do negócio com a gestão das atividades no dia a dia, incluindo a gestão da rotina e de projetos, como mostra o modelo abaixo:

modelo gestao

A primeira etapa a ser considerada no modelo de Gestão por Processos é alinhar a Gestão de Talentos à estratégia do negócio, traduzida pela definição da Identidade Organizacional (missão, visão, vantagens competitivas e valores da Gestão de Talentos), Cadeia de Valor e Descrição do Negócio, que mapeia a Gestão de Talentos como um diagrama de causa-efeito. A Cadeia de Valor de Gestão de Talentos, também conhecida em muitas organizações como o Ciclo de Vida do Empregado, é composta pelos processos que atraem, desenvolvem e retém os talentos certos, contemplando todas as experiências que os talentos atuais e potenciais vivenciam na organização, desde a atração ao desligamento, como mostra o macroprocesso a seguir:

cadeia de valor

Posteriormente, uma análise SWOT também pode ser utilizada para definição e priorização das estratégias de Gestão de Talentos que apoiem a organização a alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Após definida a estratégia da Gestão de Talentos, é possível definir os processos críticos que a sustentam, dando início ao tradicional Gerenciamento da Rotina. swotComo só gerenciamos o que medimos, é fundamental que sejam definidos indicadores que permitam verificar se as metas definidas estão sendo alcançadas. Além de indicadores tradicionais como recrutamento dentro do prazo definido e percentual de erros na folha de pagamento, deve-se buscar a mensuração de indicadores estratégicos na Gestão de Talentos, como nível de atratividade da empresa, assertividade do recrutamento, cobertura de sucessores e nível de engajamento dos empregados. Para facilitar o alcance de metas, recomendam-se os tradicionais plano de ação, procedimentos operacionais e reuniões de resultado utilizados nas áreas operacionais também são ferramentas importantes para o RH. Somente assim, com planejamento, execução, medição e atuação sobre resultados é que será feita a Gestão de Talentos.

Enquanto o Gerenciamento da Rotina cuida dos processos repetitivos do RH, as ações inovadoras e estratégicas devem ser conduzidas através do Gerenciamento de Projetos. Para tal, são utilizadas ferramentas como: carta de projeto, cronogramas e reuniões de acompanhamento periódicas, incluindo discussões sobre progresso, problemas e próximos passos.

ger

Gerenciamento de projetos garante a execução das estratégias estudadas pela empresa

Esse gerenciamento garante que iniciativas complexas da Gestão de Talentos possam ser executadas dentro do escopo, prazo e qualidade esperados, assim como é feito em um projeto de engenharia. Como exemplo de iniciativas de RH classificadas como projetos, podemos destacar campanhas de recrutamento e capacitação em massa e pesquisas de engajamento com os empregados.

Essa é uma agenda bastante contemporânea do RH, que também tem utilizado cada vez mais métodos e ferramentas do Marketing para captar e fidelizar os clientes internos. Um exemplo é o conceito de Employer Branding, cujos principais objetivos são atrair os talentos mais alinhados com a proposta de valor do negócio, e também engajar os talentos certos. Esta preocupação é muito relevante pelo simples fato de que apenas satisfazer seu colaborador, em vez de engajá-lo, não garante uma relação de longo prazo com a organização, ainda mais em um ambiente competitivo de negócios onde um dos principais gargalos das empresas é gente qualificada.

grin

É importante ficar claro que as duas letras que compõem a sigla RH devem ser equilibradas: o lado hard de Recursos bem gerenciados através de estratégias e processos bem definidos; por outro, o lado soft Humanos com pessoas engajadas e comprometidas a uma proposta de valor de emprego difícil de ser copiada por outras empresas. Assim, tornar-se uma Great Place to Work se torna apenas uma questão de tempo e vontade. E o RH da sua organização, está preparado pra essa Gestão?

André Luiz Dametto apoia pessoas a transformar vocações em conquistas

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Comunicação, Educação, Equilíbrio Pessoal e Profissional, Gestão, Prosperidade, Talento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s