O poder dos dez minutos – faça pequenas mudanças e obtenha grandes conquistas

IMG_6589.PNG

A cada instante nos aparece alguma “receita infalível” para se ter uma Vida mais feliz e equilibrada. Entretanto, essa busca apenas nos deixa mais culpados e estressados. Muita gente até deixa de acreditar que é capaz de mudar. Só de imaginar que terá que investir mais tempo e energia na busca de um sonho que nem está tão claro assim, é natural desistir de lutar mesmo. Pois é, gurus e livros de  autoajuda vendem a promessa da felicidade, mas sugerem mudanças pouco práticas e efetivas. Sempre lembro de um artigo que dizia que se economizarmos o dinheiro “gasto” em um cafezinho por dia, após alguns muitos anos poderemos comprar um carro com esse valor… Zzzzzz
com

E se em vez de gastar seu tempo lendo manuais você pesquisasse a sua própria fórmula, dedicando um pouco do seu dia à Vida que você quer criar? Não precisa ser complicado! Não precisa rasgar o seu diário antigo e começar um novo do zero. É só reescrever algumas partes e ir adaptando daqui pra frente. Avançar está mais em transformar pequenas atitudes do seu dia a dia. Isso já faz uma grande diferença.

Muitas empresas já perceberam esse “poder dos dez minutos” para criar continuamente suas melhorias, e assim obtiveram ganhos crescentes e sustentáveis em seus indicadores, fazendo mais (e melhor) com menos recursos. O nome disso é Gestão. A sociedade também avança através de microrrevoluções, ou seja, movimentos que começam de repente, com grupos pequenos, mas que se alastram através das redes, moldando a sociedade de forma orgânica e marcante. Quem vai decidir como utilizar esses minutos práticos e criativos é você. Mas se eu pudesse compartilhar dois aprendizados que tive em minha jornada, seriam:

1) Primeiro foque no desenvolvimento contínuo dos seus pontos fortes. I Maneiro suas vocações e o que torna você alguém diferente.

2) Depois investigue com pessoas de sua confiança se há alguma característica gritante que ofusca os seus talentos. Desenvolvê-las também é uma estratégia inteligente. Todo erro é apenas uma tentativa de sucesso, e uma pequena mudança a cada dia pode facilitar todo o processo.

life.jpgMais que um valor numérico e científico, esses “dez minutos” são apenas uma metáfora que simboliza as mudanças pontuais e contínuas que precisamos para evoluir no dia a dia. O fundamental é que esse movimento comece com cada indivíduo. Se um dia tem mais que 1000 minutos, que tal usar 1% desse tempo pra se aproximar do seu propósito? A fórmula quem cria é você.

André Luiz Dametto apoia pessoas a transformar vocações em conquistas 

* O artigo contou com a colaboração de Gisele Dahis

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Coaching, Comunicação, Educação, Equilíbrio Pessoal e Profissional, Essência da Vida, Prosperidade, Qualidade de Vida, Saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s