Estratégias inovadoras para a Gestão de Talentos: o uso de Projetos, Processos e o Branding como diferenciais competitivos no RH

image

Ano após ano a Gestão de Talentos revela-se um dos temas mais críticos na agenda dos executivos, já sendo evidenciado por diversas pesquisas como um dos principais desafios de gestão nas organizações. Tradicionalmente, o responsável por essa gestão é o RH, sigla que já traz em si uma distorção por denominar pessoas como recursos. Entretanto, para muitos executivos, a área de RH ainda é percebida como lenta e reativa, pouco afeita à linguagem de negócios.

talentos.png

Sendo assim, uma forma de “negocializarmos” a Gestão de Pessoas é fortalecê-la para apoiar a estratégia de negócios. Dentre as metodologias que utilizei em projetos de transformação da área destaco a Gestão de Projetos, de Processos e o Employer Branding como diferenciais competitivos na Gestão de Talentos. Os projetos e processos “cortam horizontalmente” a organização, e retiram da função RH toda a responsabilidade pela gestão de talentos, envolvendo sempre que cabível outras funções. Dessa forma, a alta direção, os gestores das áreas operacionais e áreas de apoio como Comunicação e Jurídico, por exemplo, participam mais ativamente das decisões.

misA primeira etapa a ser realizada em um projeto de transformação da área é o alinhamento estratégico do RH com o negócio, traduzido em termos de uma missão, visão e estratégias de gestão de talentos que apóiem a organização a alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Posteriormente, esse alinhamento deve ser desdobrado em uma Cadeia de Valor de RH, composta pelos processos que atraem, desenvolvem e engajam os talentos certos. Essa cadeia de valor também é conhecida em muitas organizações como o Ciclo de Vida do Empregado, correspondendo a todos os momentos de verdade que os talentos atuais e potenciais experimentam na organização, da atração ao desligamento.

image

Por exemplo, no seu processo seletivo, de nada adianta contratar a consultoria de recrutamento mais cara do mercado se o seu processo de ambientacão ainda é deficiente. Os projetos de RH, por sua vez, devem ser acompanhados por um escritório de projetos, em muitas empresas conhecido como PMO – Project Management Office. Ele garante que os cronogramas e orçamentos estão sendo cumpridos e gerando sinergia entre os projetos.
A Gestão de Talentos e Carreiras é uma agenda bastante contemporânea do RH, que também tem utilizado cada vez mais métodos e ferramentas do Marketing para captar e engajar os clientes internos. Um exemplo é o conceito de Employer Branding, cujos principais objetivos são atrair as pessoas mais alinhadas com a proposta de valor do negócio, e engajar os profissionais mais alinhados com a cultura organizacional. Essa preocupação é muito relevante pelo simples fato de que apenas satisfazer o colaborador, em vez de engajá-lo, não garante uma relação de longo prazo com a organização e o consequente aumento de produtividade do colaborador, um tema fundamental para a agenda da nação brasileira.

pdca

PDCA é um dos métodos usados no gerenciamento da rotina

Finalmente, após alinhada a estratégia do RH e definidos os processos críticos que a sustentam, deve ser feito o tradicional Gerenciamento da Rotina. Só gerenciamos o que medimos, então é fundamental que sejam definidos indicadores que permitam verificar se as metas definidas estão sendo alcançadas. Para facilitar o alcance das metas, os tradicionais procedimentos operacionais e reuniões de resultado utilizados nas áreas operacionais também são ferramentas importantes para o RH. Somente assim, com planejamento, execução, medição e atuação sobre resultados é que será feita a Gestão de Talentos. E sua organização, gerencia talentos ou ainda as encara as pessoas como meros recursos? Faça parte da transformação.

André Luiz Dametto apoia pessoas a transformar vocações em conquistas

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Coaching, Educação, Gestão, Pensamentos, Prosperidade, Talento e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estratégias inovadoras para a Gestão de Talentos: o uso de Projetos, Processos e o Branding como diferenciais competitivos no RH

  1. Pingback: Como se tornar um Great Place to Work: o uso dos processos, projetos e branding como diferenciais competitivos para a Gestão de Talentos | Saber Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s