Como transformar a adversidade em oportunidade num mundo que nos confunde a cada dia

A Vida não se cansa de nos surpreender, e assim a capacidade de transformar conflitos em chamados pra agir se torna um imperativo pra pessoas e organizações. Cada vez mais citada em publicações de negócios, a resiliência é um conceito originário da Física, e significa a propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original após serem submetidos a uma deformação elástica. No nosso dia a dia, é aquela capacidade de lidar com as pressōes e superar obstáculos. A chave é desenvolver a criatividade pra ressignificar conflitos e adversidades como fontes de algo novo. Diversas pesquisas comprovam os ganhos dessa postura, tanto em traumas quanto em questões do cotidiano.

Já há governos que perceberam a importância deste talento de transformar crises em oportunidades, e o conceito de Cidades Resilientes cresce em meio aos gestores públicos mais inovadores.

image.jpeg

Muito romântico? Não pros acionistas mais visionários nas organizações: está comprovado que investir em um empreendedorismo consciente gera um retorno superior no longo prazo. As evidências comprovam que investir em modelos de gestão com equilíbrio que engajem os colaboradores aumenta o faturamento e a lucratividade das empresas.

image.jpeg

E aí, por onde começar a viver mais essa resiliência na prática? Gestão é alcançar resultados, e para que haja harmonia nessa gestão, devem ser acordados resultados que satisfaçam as necessidades de todas as pessoas impactadas pelo negócio, os tais stakeholders. Qualquer semelhança com o antigo conceito de Qualidade Total não é mera coincidência. Como podemos perceber, desde os anos 1980 já se falava nesse tema, mas paradoxalmente os níveis de satisfação com o trabalho vêm caindo ano após ano. Fala-se muito mas ainda se faz muito pouco em relação à humanização da gestão. O próprio Brasil, conhecido como o país da alegria, samba e futebol, está em segundo lugar no ranking de países com mais casos de burnout, o estresse em estado extremo e prejudicial à saúde.

diamBuscar o equilíbrio não deve ser uma busca utópica de uma Vida sem problemas, e muito mais desenvolver a consciência de conviver com os conflitos que caracterizam a Vida. Para isso é importante reconhecer em nossa história de Vida um chamado vocacional que direcionou a jornada. Não adianta agir como um pato que faz de tudo: anda, corre, nada e voa, mas faz tudo mais ou menos. Tudo começa em encontrar suas vocações, investir nas mesmas, e lapidar as fraquezas que estejam anulando as qualidades. Organizações e pessoas que se destacam e inspiram fazem bem mais do que a média, pois antes de tudo definiram um posicionamento claro e, a partir do mesmo, priorizaram seus esforços. Os resultados, por sua vez, são alcançados através de suas competências, um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades para realizar uma tarefa. E aí reside a principal causa do desequilíbrio nosso do dia a dia: a falta de alinhamento entre os desafios a que nos propomos e as competências que temos para alcançá-los. Somos viciados em conhecimentos, mas desacompanhados de atitudes, se assemelham a uma biblioteca nefasta de informações, mas sem visitantes.

image

Outra sabedoria é saber se harmonizar com o ambiente no qual estamos inseridos. Analise qual é o contexto em que você vive e trabalha, ou seja, seus objetivos, valores, metas e processos dialogam realmente com a sua essência? Perceba o quanto você se alinha com esse contexto, e se o mesmo estimula o aproveitamento, desenvolvimento e recompensa dos seus talentos. Caso sinta um desconforto, eu sugiro três caminhos: reconhecer como aplicar seu talento nesse ambiente, avaliar se esse ambiente não é para você, ou quem sabe, ajudar a transformá-lo. Escolha uma das dicas abaixo para implementar hoje mesmo e veja como muda a sua energia:

image

E aí, que adversidade a Vida constantemente convida você a encarar de frente e viver como um chamado? Gastar energia reclamando do país, do chefe ou da família não vai adiantar: a mudança começa em você, e fazendo algo na prática.

André Luiz Dametto apoia pessoas a transformar vocações em conquistas 

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Coaching, Educação, Equilíbrio Pessoal e Profissional, Essência da Vida, Gestão, Prosperidade, Qualidade de Vida, Saúde, Talento e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s