Em cartaz: o equilíbrio!

Hoje temos uma convidada ilustríssima no blog, minha querida mãe Nair. Mais que uma apaixonada por cinema, é uma estudiosa do tema, e hoje nos brinda sobre como o a sétima arte pode nos ajudar a desenvolver nosso equilibro.

 “A sociedade incentiva e avaliza pessoa cada vez mais a partir da sua relação com o mundo do trabalho. De fato, há momentos em que o profissional precisa dedicar um tempo maior à vida profissional, mas é preciso prestar atenção para que isso não se torne uma constante. Quando esse período de dedicação ao trabalho não possui uma data ou um prazo específico para terminar, e as obrigações profissionais passam a ocupar grande parte da vida pessoal, é o momento de se rever se não está havendo um exagero no tempo dedicado à profissão.

Em meio a tanta informação, as pessoas perdem o rumo, além de anos importantes de suas vidas, sem se questionarem se haveria a possibilidade de outro caminho. É importante que o profissional consiga encontrar tempo para suas rotinas normais, para compromissos com a família, amigos e outras atividades sociais. Quando não se consegue mais separar as obrigações do lazer, é bem provável que seja um sinal de trabalho excessivo.

O que fazer? Continuar se retroalimentando com informações sobre gestão de carreira ou tomar uma atitude prática? A solução para encontrar novos caminhos, estimular a criatividade, ou apenas descontrair, relaxar, dar boas risadas, ou mesmo se emocionar como uma bela história, pode estar no cinema ou na locadora mais próxima. Nas grandes cidades, nos horários de pico, todos voltando praticamente ao mesmo tempo para casa, é comum as pessoas passarem uma, duas, três horas no trânsito. Muitos optam pela conversa jogada fora enquanto tomam cerveja nas mesas de bar ou nas calçadas. Esse horário também poderia ser aproveitado assistindo-se a um filme numa sala de cinema – ou num centro cultural, onde o valor do ingresso é mínimo, mas a fruição é máxima.

Ao voltar para casa, livre do estresse provocado pelo trânsito intenso, esse espectador pós-expediente terá ótimos assuntos para conversar e refletir. Assistir a filmes ajuda a trabalhar emoções como tristeza, carência, falta de auto-estima, e a resolver conflitos pessoais. Os filmes inspiram a crescer e nos motivam na busca por um sentido maior na vida. Ao entrarmos numa sala de cinema somos temporariamente seqüestrados de nossas vidas, e mergulhamos na história projetada na tela. O filósofo grego Aristóteles usou em sua obra Poética o termo kátharsis (catarse) para definir o processo pelo qual o espectador, por meio da piedade que sente pelo heroi, liberta-se dos conflitos, revive suas experiências e atinge, por fim, paz de espírito. Diante da tela do cinema, o espectador tem a oportunidade de pegar carona em situações vividas pelos personagens, ora se identificando com eles, ora repudiando aspectos de suas personalidades.

Além do prazer de desfrutar uma obra de arte ou um entretenimento de fundo cultural, um filme e o cinema constituem uma excepcional fonte de conhecimentos, de expressão e de leituras sobre vários temas e uma possível base para desencadear debates sobre uma imensidão de assuntos ligados à vida prática. Nada como a ficção para mostrar a realidade. O filme é um sistema complexo que, através de tecnologia, iluminação edição, cenário, direção e outros aspectos, contribui para a constituição de imagens do mundo. É apenas um pré-texto para uma reflexão crítica sobre a sociedade em seus múltiplos aspectos.”

Como podemos perceber, cinema é muito mais que 2 horas de emoção e pipoca. É sentimento, interpretação, valorização do tempo. E você, possui algum ritual para valorizar seu tempo e emoções? Conte para nós, é objetivo é que possamos enriquecer com equilíbrio!

Abs,

André Dametto

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Depoimentos, Pensamentos, Qualidade de Vida e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s