Trabalhar menos aumenta a produtividade?

 

Segundo o psicólogo K. Anders Ericsson a resposta é sim. Segundo ele as pessoas com maior produtividade são aquelas que trabalham menos, mas de forma focada. O estudo foi publicado na revista Psychological Review e foi realizado após Ericsson analisar um grupo de músicos.

A análise consistiu em observar o que os músicos que se saíam melhores faziam de diferente em relação aos que não se apresentavam tão bem. O psicólogo percebeu que os violonistas que praticavam durante quatro horas e paravam para descanso se destacavam mais em relação aos que gastavam sete horas na mesma atividade.

K. Anders Ericsson ainda revelou que também foram analisadas pessoas de outras áreas, como autores de novela. Segundo o psicólogo, estes autores mudam a maneira de trabalhar para escreverem os capítulos finais das novalas. Eles passam a dedicar menos horas à atividade, porém, tem maior produtividade durante este tempo.

Um pouco mais sobre a tese de Ericsson pode ser econtrada no livro The 4-Hour Workweek ou “Trabalhe Quatro Horas por Semana”, do autor Timothy Ferris (http://www.fourhourworkweek.com/). O livro defende a ideia de que para cada 20% de tempo trabalhado, os outros 80% sejam para descanso. Caramba, hein?

E você, já pensou em alguma forma de trabalhar menos, e com mais foco? Sempre existe um caminho criativo, experimente!

Abs, André

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Comunicação, Equilíbrio Pessoal e Profissional, Qualidade de Vida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s