Glossário do Luxo (na minha visão)

                            

Ultimamente tenho estudado muito o setor do luxo, e uma das principais dificuldades que tenho encontrado é na definição de alguns conceitos. Bem, resolvi puxar um debate, vamos ver se chegamos a algum consenso. Lá vai a minha observação:

Luxo – conceito EXTREMAMENTE relativo, pois depende do que é especial, raro e sublime para cada pessoa. Para mim é tudo aquilo que está alinhado com a sua essência, com a sua alma, seus sentimentos, o que parece metafísico demais, mas são os elementos mais especiais e digamos raramente acessados pelas pessoas nos dias de hoje.

Luxúria – um dos sete pecados, é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Vou usar o termo para caracterizar o luxo mal interpretado, o que frequentemente acontece no debate sobre conceito do luxo.

Negócio – É a negação do ócio, é escolher fazer algo em vez de ficar parado olhando para o teto. Quanto mais feito respeitando o que você gosta, faz MUITO bem e tem alguém precisando e valorizando, mais luxuoso o seu negócio.

Mercado de luxo – mercado extremamente amplo, que pode incluir moda, artes, gastronomia, entretenimento, hotelaria, e o que mais você imaginar. Para mim todo negócio feito respeitando o conceito acima mencionado, pertence ao mercado de luxo.

Marca – é mais que o logotipo, é a representação da identidade de um produto, serviço, lugar, até mesmo pessoa. Inclui aspectos como visão, missão, valores, atributos racionais e emocionais. Neste sentido, uma marca de luxo seria uma marca alinhada com o DNA do produto, com a história dos seus produtores, e caracterizado pelo total esmero de produção.

Branding– conceito proveniente do business, designa todo o processo de gestão de uma marca, incluindo sua construção, fortalecimento e valorização.

Experiência – é o que todo produto ou serviço de luxo deve oferecer ao cliente, indo além dos aspectos tangíveis e entrando no campo dos sentidos (visual, auditivo, olfativo, gustativo e toque). Quanto mais memorável uma experiência, mais próximo do conceito de luxo.

Moda – é um modo de agir, geralmente refletindo uma tendência vendida e aceita pela grande massa. Neste sentido, quase nunca reflete o que é luxuoso de verdade. A moda passa, o estilo fica. Isso é luxo.

Alma – quem se atreve descrever?

Especial – o que é raro, e por isso muito desejado, necessário

Supérfluo – geralmente confundido com o desnecessário, muitas vezes o supérfluo é o especial que a sua alma pede. Talvez por isso Wilde tenha dito que não há nada tão necessário quanto o supérfluo.

Simples – o que não é complexo, o que facilmente é pensado, sentido e feito. É preciso muita inteligência para ser simples, talvez por isso a simplicidade seja tão rara, por isso especial, por isso luxuosa.

Simplório – é a simplicidade mal interpretada, o mal-feito, o oposto do luxo.

Tendência – recurso usado pela indústria para sustentar suas vendas para os compradores de moda. Nada a ver com luxo.

Chique ou sofisticado – condição de quem vive o luxo.

Caro – condição monetária de um produto ou serviço. Como o luxo, é relativo.

Barato – condição monetária de um produto ou serviço. Como o luxo, é relativo.

Premium – status anterior ao conceito de luxo, geralmente quando se deseja elevar o posicionamento de uma marca originalmente não percebida como pertencente ao segmento do luxo.

E aí, você concorda, discorda?

Abs, AD

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Comunicação, Pensamentos, Prosperidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s