Obama, o líder que me inspira

                     

 

Ok, ok, sou brasileiro e deveria ter o maior orgulho de ter como meu presidente um nordestino, nascido pobre, de sobrenome Silva e passado de lutas e glórias. Palmas para o Lula, ninguem pode deixar de admitir que o cara eh um vitorioso, tem a sua inteligencia e chegou no posto maximo que um lider politico pode chegar, a presidencia de uma nacao. O fato eh que como todo sistema problematico, o Brasil precisa de solucoes em tres niveis: 1) apagar incendios 2) descobrir as causas dos incendios e ataca-las 3) alterar a estrutura para evitar o surgimento de novas causas, e assim, novos incendios.

 

A questao eh que nosso presidente Lula, que possui mais de 70% de satisfacao junto `a nacao brasileira, eh o mestre de apagar incendios, e de vez em quando, ate dizer que os mesmos nao existem, sao fumacinha…. Ai, é um pega pra capar: crises viram marolas, o problema da educacao eh “atacado” pelo bolsa-escola, piadinhas e improvisacoes sao ditos nas horas mais incabiveis… Uns o defendem, argumentando que ele atende a demanda politica que o Brasil tem de remover sintomas da extrema exclusao social, leia-se populismo. Eu ate concordo que a base de qualquer reestruturacao comeca por ai, mas dai a focar apenas nisso, nao pode…  

Para mim e muitos outros dos 30% de insatisfacao, ver a posse de Obama neste 20 de janeiro nos fez ter uma esperanca de novos tempos. Mais que presidente dos EUA, Obama eh a personificacao do seculo XXI, que so agora parece comecar. Em termos politicos me parece que desde 2000 estamos brincando de fazer politica, tantos Lulas, Bushs, Cesar Maias e outros politicos que tomavam as redeas dos governos. 

 

Agora com o inicio da geracao Obama, espero que todos aqueles que foram `as urnas para votar na esperanca tambem entendam que nao existem milagres. Como todo santo-padroeiro, sera esperada de Obama uma solucao imediatista para a economia, para a questao ambiental, para as mudancas comportamentais da sociedade. Mas ele nao eh e nem pode ser encarado como um salvador da humanidade, pois a mudanca deve comecar dentro de cada um de nos.

 

Na economia, verificar o quanto inflamos as bolhas e compactuamos com o capitalismo selvagem das organizacoes (Estas sim governam o planeta!). No meio ambiente, ter uma postura mais proativa de cuidar dos nossos recursos para as futuras geracoes. Pequenas dicas: separar o lixo reciclavel na sua casa, fechar a torneira enquanto escova os dentes, usar mais o transporte publico. Criativamente, poderiamos tambem pegar mais carona, diminuir a iluminacao na casa, tomar mais banhos a dois…

 

Definitivamente, nos tempos de hoje, Menos eh Mais, e como toda mudanca cultural exige uma cultura de Mudanca, eu escolho Obama para ser minha referencia de lideranca nesta transicao. E voce, que lider lhe inspira?

 

Abs com esperanca,

 

André Dametto

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Pensamentos, Prosperidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Obama, o líder que me inspira

  1. Du disse:

    .pois é.

    .lula cria, desenvolve, enfeita, entrega, vive o sonho por todos.

    .obrama oferece a cada cidadão uma participação ativa no processo inteiro.

    .mais ou menos isso.

    .abraço.

    .não sou anti-lula. reconheço muitos prós (economia, política externa) e contras
    (política social assistencialista imediatista). e não o culpo por agir conforme indiquei no começo do comentário. ralmente acredito que isso tudo resulta de uma sinergia entre o líder e sua nação.

  2. Rick Basso disse:

    ótimo paralelo. Concordo que nesses últimos tempos nos parece um brincar de fazer política, e a vitória de Obama toma um outro viés e traz esperança e fé na democracia que há tempos estava apagada.
    abs.

  3. Casé Uchôa disse:

    O tempo dirá se Obama pode ser referência de liderança.
    Espero (muitíssimo) que sim.
    Que a humanidade entenda o mais rápido possível que a revolução, a reforma, é íntima.
    É do melhor de cada um que virá o melhor do mundo todo.

  4. aleksander disse:

    cara e adoravel andré
    li o que vc me passou e quero muito conversar com vc sobre ok?
    gostei muito do que li e ao mesmo tempo ainda estou chocado como o que li nao sabia disso;

  5. Nair Dametto disse:

    Também admiro a figura elegante de Obama, um homem inteligente e nobre, com excelente formação intelectual, que tem uma bela família. Os americanos devem se orgulhar de ter alguém com a história de Obama na Casa Branca. Ele se inspirou em Abraham Lincoln e Martin Luther King para se transformar em símbolo vivente do sonho americano. Mas sem tirar os pés do chão, sem perder a dimensão da realidade.
    Espero ter essa mesma opinião dentro de quatro anos, quando o primeiro período presidencial de Obama tenha terminado.
    Vamos torcer juntos para que o governo dele seja o melhor para os Estados Unidos, com repercussão favorável para o mundo todo.
    Torço também que o governo Lula dê uma virada, que não fique só no sonho de que está fazendo o melhor governo do Brasil.

  6. Voce me inspira!

    Obama é o meu presente! Palmas para Lula é claro mas as lágrimas foram para Obama,pensar que ali próximo ao Capitólio era um mercado de escravos hein?! Aff! Nada como um dia após o outro.

    Yes We Can!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s