Você quer amar… ou um amor?

               

 

Em homenagem ao Dia dos Namorados, hoje resolvi escrever sobre o sentimento mais nobre que existe: amar! E aqui reflito sobre uma diferença semântica, porém fundamental: o verbo amar e o substantivo amor. Faço isso para diferenciar o amar sentimento, no âmago da palavra, versus um amor pensado, substantivo, quase comprado. E qual seria a diferença?

 

Entendo que, sendo um sentimento, amar é viver, é ser, é experimentar, ousar sem esperar algo em troca, é querer realmente o bem do outro, independente de quem ele seja: um amigo, um parente, um desconhecido, um namorado. Por outro lado, existe o amor objeto, fruto de nossas carências, adquirido no mercado do consumo afetivo, que preenche um vazio que paradoxalmente só cresce quando estamos do lado da pessoa errada.

 

Recentemente assisti ao filme Sex and the City, baseado em um seriado da TV homônimo, no qual quatro amigas convivem diariamente com suas questões afetivas. Tudo muito chique, com cenário novaiorquino, trendy, cool e mais uma série de adjetivos up to date que você quiser escolher. A sinopse citava que eu assistiria a um filme de amor, mas para mim ficou claro que se tratava de um filme sobre o consumo, inclusive o do Amor.

 

E percebo este fenômeno atualmente: as pessoas não querem mais amar, elas desejam um amor egóico, consumido mesmo, quase comprado em prateleira, ou quem sabe on-line, que é mais prático, não?! E assim eu imagino que solidão é ter um amor… e não amar!  Neste dia dos Namorados então o presente eu dou a mim mesmo: a reflexão de realmente querer amar, ser um homem amoroso, íntegro, com minhas idiossincrasias, enfim, Eu! O amor de prateleira, comprado, este eu agradeço, deixo para Sex and the City!

 

E você, quer amar… ou um amor?

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Sei lá. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Você quer amar… ou um amor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s