Primeira Parada LISBOA

 

                             

Caramba, uma viagem pra fora do nosso Brasilzão é realmente uma experiência diferente de tudo que alguém pode imaginar. As primeiras mudanças são as internas mesmo, há uma semana eu estou com dores de cabeça, febre e humor oscilante. Apesar de todo o cansaço eu resolvi curtir assim mesmo. Bem, a viagem para Portugal foi um certo "perrengue" pois o avião, apesar de grande, vinha lotado e cheio de… bebêzinhos. Eles são muito fofos no seu cólo, naquelas fotos vestidinhos de abóbora, mas num vôo de 12 horas eles choram. E muito. No meu lado veio um garotinho de 12 anos que me fez pensar o quão agitado eu era. Até dormindo ele pulava, gente! Eu fiz vários muxoxos mas não adiantava muito não, criança hoje em dia é tudo caruda!

Bem, em um instante parece que toda a dor da viagem passa ao ver TERRA À VISTA, dita por um brasileiro, realmente ver outro pedaço de continente, ir pousando sobre uma Lisboa ora antiga ora moderna, eu confesso que foi de arrepiar. E ólha que o Mundo é imenso, isso me faz imaginar o que deve ser pousar no Japão.

Bem, Lisboa é muito bonita, limpa, arejada, e une como ninguém o novo e o antigo. Gostei também daquele famoso planejamento europeu: uma placa diz quanto tempo demora pro seu ônibus chegar, e ele chega no ponto. É gostoso também caminhar pelas suas ruas, tudo é muito perto. Um passeio típico é o por Belém, onde se conhecem Mosteiros, Museus, e Monumentos de uma beleza sublime. Algo que me chamou aqui foi o brilho e brancura das pedras, desde o chão até as estátuas. Parece que são lavadas diariamente.

As comidas aqui também são muito gostosinhas, parece que sempre foi uma tia sua que fez. Os caldos, os "paxtéix d´beléim", o sorvete com biscoito, enfim, tudo para compensar aquelas calorias q vc vai gastar andando. Sim, andando, porque a impressão que tive até agora é que aqui tudo se faz a pé.

A noite também não fica atrás, tem algo de Rio de Janeiro por aqui, e um melting pot danado, já esbarrei em carioca e tudo por aqui. Os lisboetas são animados, recebem bem, acho que as novelas da Globo levantam a moral do brasileiro por aqui. Mas o que levanta moral mesmo é Euro gente, então o segredo é estudar, trabalhar, ganhar o seu dinheiro e curtir a Vida, porque você merece.

Bjs e melhorando do jet lag,

AD

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Sei lá. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s