Vida pessoal & Vida profissional

Amigos, o tema que estou estudando no Mestrado é o relacionamento Vida Pessoal e Vida Profissional, o quanto a satisfação com a vida pessoal depende da satisfação na vida profissional, e vice-versa. Eu gostaria de saber a sua opinião sobre este tema. Pra ajudar na sua resposta, me diga:

1 – O que você valoriza mais atualmente, sua vida pessoal ou profissional?

2 – Numa relação de causa-efeito, qual vida afeta mais a outra?

3 – Como você faz pra medir sua satisfação na vida pessoal e na vida profissional?

4 – Você acha possível acabar com estes rótulos de vida pessoal e profissional, e entender que existe apenas VIDA?

Sobre André Luiz Dametto

Apaixonado por aprender e criar. Às vezes professor e consultor, outras artista ou flâneur, mas livre, sempre..
Esse post foi publicado em Equilíbrio Pessoal e Profissional, Pensamentos, Sei lá e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Vida pessoal & Vida profissional

  1. Marcio disse:

    Respostas para pergunta 1 – Tento valorizar as duas: tanto a vida pessoal quanto a profissional. Acho que hj tenho dado mais foco na vida profissional.

    2- A instabilidade na vida profissional afeta muito a pessoal.

    3- Meu espírito que o diga. Se com ele estiver tudo em paz, aí tudo corre bem.

    4 – Acho difícil. Não dá para esquecer os problemas de um em detrimento do outro e mudar a personagem de umahora para outra.

  2. André Dametto disse:

    • Hipótese 5 – os melhores sistemas produtivos são aqueles que promovem a negociação e o acordo em relação ao grau de interação Vida Pessoal e Vida Profissional na relação empresa – funcionários.

    • Hipótese 6 – Existe uma correlação direta entre satisfação na vida pessoal com satisfação na vida profissional, e consequentemente com o impacto nos indicadores da organização (menos custos médicos) e de performance do profissional (produtividade). O colaborador com a auto-estima elevada produz mais e com qualidade.

    • Hipótese 7 – para a melhoria do equilíbrio vida pessoal x vida profissional dos colaboradores é fundamental a existência de duas condições na Organização: efetividade dos processos de Gestão de Pessoas (atração, aplicação, recompensa, desenvolvimento, manutenção e monitoramento) e práticas de Ergonomia;

    • Hipótese 8 – para a melhoria do equilíbrio vida pessoal x vida profissional das pessoas é fundamental a existência de duas condições restritas às pessoas: um Projeto de Vida bem definido e a competência Gestão de Tempo desenvolvida.

    Bem, aguardo a sua resposta, abs

    AD

  3. André Dametto disse:

    Oi Marcio, realmente essa separação dicotômica entre Vida Profissional e Vida Pessoal se faz necessária por razões de estudo, mas a sinergia entre elas é muito forte. Gostaria q vc me dissesse o que acha das seguintes hipóteses de trabalho:

    Hipótese 1 – Apesar de cada pessoa ter uma VIDA, existem aspectos distintos referentes à Vida Pessoal e outros à Vida Profissional.

    • Hipótese 2 – o grau de interação Vida Pessoal e Vida Profissional ideal varia de acordo com a maturidade da pessoa e com o tipo de trabalho em que ele atua. Quanto maior a maturidade profissional e quanto mais o tipo de trabalho for serviço profissional (consultoria, ensino, terapia, artes plásticas), maior o grau de interação. Quanto menor a maturidade profissional e quanto mais o tipo de trabalho for industrial, menor o grau de interação.

    • Hipótese 3 – Existe uma escala de interação entre Vida pessoal e vida profissional que varia de nenhuma a total, e não existe modelo certo ou errado. Ele varia de acordo com a maturidade da pessoa e com o tipo de trabalho em que ele atua.

    • Hipótese 4 – mais importante do que o grande grau de interação entre Vida pessoal e profissional é o alinhamento dos valores desta com os valores da primeira.

  4. suelly marqu~ez disse:

    VALORIZO A MINHA PESSOAL
    ESTAR PROFISSIONAL É PASSAGEIRO
    VEJO A TRANSFORMAÇAO DE AMBAS QUANDO ENTRO EM CONFLITOS
    SEMPRE VOU OPTAR PELA PESSOAL QUE É O MEU EU VERDADEIRO, A PROFISSIONAL É PASSAGEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s